Tecnologia no varejo: 10 tendências para 2024
Tecnologias em destaque no varejo
Confira a seguir quais serão as tendências do varejo para 2024 e comece a se preparar agora mesmo!
1. Inteligência artificial (IA)
A inteligência artificial (IA) chegou para ficar e, sem dúvida alguma, será cada vez mais empregada nas empresas. Um dos grandes desafios do varejista talvez seja aprender a usar os dados gerados de maneira otimizada e eficiente.
Por conta disso, a IA provavelmente será considerada uma das principais aliada na hora de automatizar processos de trabalho, usar melhor os recursos disponíveis e ter uma visão estratégica da área de atuação. Isso vai acontecer não apenas porque a IA conseguirá processar informações rapidamente, mas sim porque ela te ajudará a entender padrões que talvez passassem despercebidos.
As principais formas que a IA irá beneficiar o varejo são:
- Armazenamento e análise do histórico de compras: isso permitirá antecipar ações corretivas e compreender melhor o comportamento do cliente. Nem sempre é fácil entender porque dois consumidores com o mesmo perfil compram (e que pertenceriam ao mesmo público-alvo), possuem comportamento totalmente distinto. Com a IA, analisar esses comportamentos ficará mais fácil e te possibilitará entender o que leva a essas mudanças;
- Influenciar o comportamento do cliente: o machine learning é um dos principais exemplos de IA que podem ser utilizados para influenciar o comportamento do consumidor. Assim, quando ele entender as combinações de produtos mais procuradas pelos consumidores, em diferentes épocas do ano, o software poderá gerar uma lista de recomendações com base em compras anteriores similares. Esse conhecimento poderá orientar os vendedores em quais produtos oferecer ao cliente, dando recomendações precisas;
- Previsões mais acertadas: a IA é capaz de utilizar o histórico de vendas e informações do banco de dados, prevendo com precisão as vendas de produtos nos próximos 3 meses ou mais. Isso considerando variáveis externas, como indicadores econômicos. Além disso, ela te ajuda a determinar o melhor momento para reabastecer, evitando problemas de reposição, mantendo produtos populares disponíveis, e otimizando a gestão de estoque.
2. Chatbot, uma importante ferramenta no atendimento ao cliente
Seja no ponto de vendas físico ou no varejo digital é indispensável otimizar a experiência do cliente. Se o seu negócio optar por processos de vendas engessados, certamente, vai acabar perdendo dinheiro e espaço para a concorrência. Para lidar com isso, o investimento em tecnologia deve ser uma das prioridades organizacionais em 2024.
Por mais popular que pareça, o chatbots ainda não é parte do site da grande maioria dos e-commerces no Brasil. Seja por desconhecimento ou por considerar essa ferramenta dispensável, muitas empresas ainda preferem utilizar outras ferramentas para contato do cliente.
Entretanto, o chatbot ajuda a otimizar o processo de atendimento ao cliente e até mesmo a fechar vendas. Afinal, ele permite que o cliente tire dúvidas rapidamente, sem precisar ficar procurando por informações no site.
Por exemplo, o consumidor pode ter dúvidas quanto ao prazo de entrega, basta perguntar no chatbot. Assim, a dúvida é respondida em segundos e o cliente pode optar por finalizar a compra. Ou seja, você estará oferecendo uma melhor experiência para o cliente, ao mesmo tempo que otimiza o processo de compras e aumenta as suas vendas.
3. Blockchain
Muito comentado no passado, o Blockchain promete chegar com tudo no varejo de todos os formatos em 2024. Na prática, se trata de uma tecnologia de registro distribuído que busca a descentralização como medida de segurança e confiança de dados. Com isso, as empresas tornam muito mais seguro o armazenamento de dados do público em seu sistema interno de cadastro e vendas.
Todo o processo é composto por dados distribuídos com o objetivo de criar um sistema sigiloso de software que permite se conectar com fornecedores, compradores e outras estratégias de relacionamento. Desta forma, o risco de vazamento de dados pessoais dos clientes e internos da empresa é reduzido.
O grande benefício, no entanto, está em utilizar o Blockchain como uma forma de evitar falsificações de produtos e o rastreio de bens comercializados pela empresa. Sendo assim, a segurança combinada com qualidade se torna o carro-chefe do negócio e desperta o interesse de parcerias interessantes.
Vale a pena reforçar que, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é fundamental ficar atento a medidas para prevenir o que dados sigilosos dos clientes vazem. E, caso isso aconteça, é preciso ter um plano de contingência. Portanto, fique atento a essa tecnologia.
4. Realidade virtual (RV) e Realidade aumentada (RA)
Antes de mais nada, precisamos definir esses dois termos de tecnologias que se tornarão cada vez mais relevantes no varejo em 2024.
A realidade virtual (RV) é o nome dado quando o usuário fica totalmente imerso em um espaço digital. Isso é possível com o uso de óculos de RV e controles que seriam as mãos neste ambiente. Basta imaginar aquela famosa cena de andar na montanha russa com o óculo de RV. Você é transportado para o novo ambiente.
Em contramão, a realidade aumentada (RA) proporciona ao usuário a possibilidade de mesclar elementos virtuais e realidade. Provavelmente, um dos exemplos mais fáceis de serem assimilados é o jogo Pokémon GO. Com a utilização da câmera e do GPS do celular, há a impressão de que os pokémons capturados estão na sala da sua casa, ou na rua.
As duas tecnologias podem ser utilizadas para oferecer uma experiência de compra lúdica, proporcionando ao consumidor a possibilidade de se ver em um determinado ambiente, ou experimentar como um item ficaria na sua casa.
Por exemplo, uma loja de móveis poderia utilizar as duas tecnologias para mostrar aos clientes como um determinado projeto ficaria (com o uso da RV), ou como aquele sofá lindo se acomodaria na sala da casa (com o uso da RA).
5. Personalização dos produtos
Cada vez mais os consumidores estão buscando soluções que sejam mais personalizadas e menos feitas para a massa. Por isso, personalizar um produto é a chance de vender algo único e com valor agregado ao seu cliente, permitindo até mesmo cobrar um pouco mais por isso.
Vale a pena dizer que a personalização de itens vai muito além de escolher a cor ou a estampa. O ideal é que o produto personalizado dê ao cliente a possibilidade de criar um modo de uso que se encaixe perfeitamente com as suas necessidades, como no caso de veículos ou eletrodomésticos.
Não tem ideia de como fazer a personalização dos produtos de forma criativa? Não tem problema, veja alguns exemplos para se inspirar:
- Bolos com imagens e mensagens escolhidas pelo cliente;
- Clubes de assinaturas em que o cliente pode escolher o que ele vai receber (dentre alguns produtos determinados pela empresa);
- Calendários com fotos e mensagens;
- Canetas, canecas e camisetas, dentre outros.
Vale a pena dizer que é preciso ouvir o cliente e entender o que ele espera da sua marca e quais personalizações seriam interessantes para ele. Desta forma, você poderia oferecer soluções realmente atrativas e que te ajudarão a vender mais.
6. Soluções na nuvem
Se você é um usuário ativo de internet, já deve ter ouvido falar da nuvem. Esse tipo de recurso tecnológico, realizado no Cloud, faz muita diferença no setor varejista por permitir compartilhar informações com toda a equipe em tempo real e fazer alterações sempre que necessário de qualquer lugar.
Saiba que até mesmo os empresários que não estão completamente ligados à internet em seus negócios precisam ter armazenamentos na nuvem para melhorar a gestão do empreendimento. Dessa forma, fica mais fácil impulsionar o desejo de compra independentemente do canal de vendas em que ele esteja inserido.
Além da vantagem para o consumidor, você também precisa entender quais as vantagens de utilizar as soluções em nuvem na sua empresa. Optando por essa tecnologia é possível reduzir o tempo de disponibilização de informação, a redução de papéis na rotina, e consequentemente que algum deles se extraviem.
Mas, é preciso ficar atento para escolher uma opção confiável e que ofereça segurança tanto para a sua empresa, quanto para os seus clientes. Lembrando que a LGPD foi implementada no país e você precisa ser capaz de atendê-la. O que significa ter um plano de como os dados serão gerenciais e de quais medidas serão tomadas em caso de vazamento de informações.
Vale a pena mencionar que escolher uma opção segura também é fundamental para a sua empresa. Afinal, não apenas os dados dos clientes podem cair nas mãos erradas sem a devida segurança, mas os da sua empresa também.
Uma coisa é certa, a tecnologia veio para ficar. Fugir dela apenas atrasará o desenvolvimento e o sucesso da sua empresa. Portanto, procure soluções confiáveis, seguras e tome todas as precauções necessárias para evitar problemas com vazamento de dados.
7. Experiência omnichannel
Para se destacar no mercado de vendas, é preciso marcar presença em múltiplos canais de vendas. Assim, a empresa consegue alcançar um número maior de compradores do que o almejado inicialmente na criação do planejamento. Chamada de estratégia omnichannel, representa a possibilidade de ir até o cliente em diferentes tipos de plataformas.
O principal objetivo, aqui, é que a empresa tenha atenção especial com os fornecedores e parceiros para criar o formato ship from store em que as vendas online e física estão completamente integradas. Ou seja, o consumidor pode comprar no e-commerce e retirar o seu pedido.
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